Pipes redirecionamentos de saída

Pipes e redirecionamentos de saída
Tempo de leitura: 2 minutos

Pipes redirecionamentos de saída: O sistema operacional UNIX fornece uma variedade de recursos para redirecionar a entrada e a saída de comandos.

Esses recursos permitem aos usuários canalizar a saída de um comando para a entrada de outro, usar a saída de um comando como argumento para outro e redirecionar a saída de um comando para um arquivo.

Aqui estão alguns dos comandos mais úteis e exemplos de como eles são usados:

  • tee: O comando tee lê da entrada padrão e escreve para a saída padrão e arquivos. Por exemplo, o comando ls | tee arquivos.txt lista os arquivos no diretório atual, exibe a lista na saída padrão e também grava a lista no arquivo arquivos.txt.
  • xargs: O comando xargs constrói e executa linhas de comando a partir da entrada padrão. Ele é comumente usado em combinação com outros comandos para usar a saída de um comando como argumento para outro. Por exemplo, o comando find . -name "*.txt" | xargs rm encontra todos os arquivos .txt no diretório atual e subdiretórios e os remove.

Além desses comandos, o UNIX também fornece várias formas de redirecionamento:

  • Redirecionamento da entrada padrão (<): O operador < redireciona a entrada padrão de um comando para ler de um arquivo em vez do teclado. Por exemplo, sort < arquivo.txt classifica as linhas no arquivo arquivo.txt.
  • Redirecionamento da saída padrão (>): O operador > redireciona a saída padrão de um comando para escrever em um arquivo em vez do terminal. Por exemplo, ls > arquivos.txt escreve a lista de arquivos no diretório atual para o arquivo arquivos.txt.
  • Redirecionamento de erros padrão (2>): O operador 2> redireciona o erro padrão, que é usado para escrever mensagens de erro. Por exemplo, ls /nao/existe 2> erro.txt tenta listar um diretório que não existe e escreve a mensagem de erro no arquivo erro.txt.
  • Canalização – (Pipe) – (|): O operador pipe | redireciona a saída padrão de um comando para a entrada padrão de outro. Por exemplo, ls | sort lista os arquivos no diretório atual e passa a lista para o comando sort, que classifica os nomes dos arquivos.

Conclusão

Os recursos de pipes redirecionamentos de saída do UNIX são ferramentas poderosas para manipular a entrada e a saída de comandos. Eles permitem que os usuários realizem uma variedade de tarefas, desde operações básicas de arquivos até operações complexas de manipulação de arquivos.

Com essas ferramentas, os usuários podem efetivamente manipular e processar dados de maneira eficiente e flexível. Através dos exemplos acima, esperamos que você tenha uma melhor compreensão de como usar esses recursos e o que esperar de suas saídas.

Author: Thiago Rossi

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *