Introdução ao Javascript: JavaScript é uma das linguagens de programação mais populares do mundo. Acredito que seja uma ótima linguagem para ser a sua primeira linguagem de programação. Usamos JavaScript principalmente para criar sites, aplicações web e aplicações server-side usando Node.js. Contudo, o JavaScript não se limita apenas ao ambiente web prórpiamente dito. Também pode ser usado para criar aplicações móveis usando ferramentas como React Native, criar programas para microcontroladores, internet das coisas, criar aplicações para smartwatches e smart TV’s.
Com Javascript é possível fazer qualquer coisa. É tão popular que tudo novo que aparece vai ter algum tipo de integração com JavaScript em algum momento.
Nossa introdução ao JavaScript é para te apresentar uma linguagem de programação extremamente versátil e cheia de recursos:
- Alto nível: fornece abstrações que permitem ignorar os detalhes da máquina onde está sendo executado. Gerencia a memória automaticamente com um coletor de lixo, para que você possa se concentrar no código em vez de gerenciar a memória como outras linguagens como C precisariam, e fornece muitas construções que permitem lidar com variáveis e objetos altamente poderosos.
- Dinâmica: em oposição às linguagens de programação estáticas, uma linguagem dinâmica executa em tempo de execução muitas das coisas que uma linguagem estática faz em tempo de compilação. Isso tem prós e contras, e nos dá recursos poderosos como tipagem dinâmica, vinculação tardia, reflexão, programação funcional, alteração de objeto em tempo de execução, closures e muito mais. Não se preocupe se essas coisas são desconhecidas para você – você saberá todas elas no final do curso.
- Tipagem dinâmica: uma variável não impõe um tipo. Você pode reatribuir qualquer tipo a uma variável, por exemplo, atribuir um inteiro a uma variável que contém uma string.
- Tipagem fraca: em oposição à tipagem forte, as linguagens de tipagem fraca (ou fracamente tipadas) não impõem o tipo de um objeto, permitindo mais flexibilidade, mas nos negando segurança de tipo e verificação de tipo (algo que o TypeScript – que se baseia em JavaScript – fornece)
- Interpretada: é comumente conhecida como uma linguagem interpretada, o que significa que não precisa de uma etapa de compilação antes que um programa possa ser executado, ao contrário de C, Java ou Go, por exemplo. Na prática, os navegadores compilam JavaScript antes de executá-lo, por razões de desempenho, mas isso é transparente para você: não há etapa adicional envolvida.
- Multi-paradigma: a linguagem não impõe nenhum paradigma de programação específico, ao contrário do Java, por exemplo, que força o uso da programação orientada a objetos, ou C que força a programação imperativa. Você pode escrever JavaScript usando um paradigma orientado a objetos, usando protótipos e a nova sintaxe de classes (a partir do ES6). Você pode escrever JavaScript em um estilo de programação funcional, com suas funções de primeira classe, ou mesmo em um estilo imperativo (semelhante ao C).
Caso esteja se perguntando, JavaScript não tem nada a ver com Java, é uma escolha infeliz de nome, mas temos que conviver com isso.
Exemplos de Código
Aqui estão alguns exemplos de código em JavaScript:
// Exemplo de função em JavaScript
function soma(a, b) {
return a + b;
}
console.log(soma(1, 2)); // Saída: 3
// Exemplo de objeto em JavaScript
var pessoa = {
nome: "João",
idade: 30,
saudacao: function() {
console.log("Olá, meu nome é " + this.nome);
}
};
pessoa.saudacao(); // Saída: Olá, meu nome é João
// Exemplo de promessa em JavaScript
let promessa = new Promise((resolve, reject) => {
let resultado = true;
if (resultado) {
resolve("A promessa foi cumprida");
} else {
reject("A promessa foi rejeitada");
}
});
promessa.then(valor => {
console.log(valor); // Saída: A promessa foi cumprida
}).catch(razao => {
console.log(razao);
});
Conclusão
Introdução ao Javascript: JavaScript é uma linguagem de programação incrivelmente versátil e poderosa. Seja você um iniciante na programação ou um desenvolvedor experiente, JavaScript tem algo a oferecer. Com sua sintaxe amigável, ampla gama de usos e comunidade ativa, não é de admirar que seja uma das linguagens de programação mais populares do mundo.
Então, se você está pensando em aprender uma nova linguagem de programação, por que não dar uma chance ao JavaScript? Você pode se surpreender com o quanto você gostará dessa linguagem!
E para você validar seus códigos, você precisará de uma plataforma de host completa. Clique aqui e conheça a Hostinger, a hospedagem de sites com potência de verdade!!!